martes, 11 de septiembre de 2018

Sou preto, não sou ladrão!






Frase: Sou preto, não sou ladrão!

Olá! Como vai?

            Quando eu li a sua frase, já me veio a cabeça: Qual situação que você vivênciou que fez com que você escrevesse esta frase? Pensando nisso resolvi escolhê-la para tentar mostrar nesta carta o porquê que até hoje escutamos esse tipo de comentário….
            Começando por um questão que sempre me apareceu durante as minhas leituras: E de onde surge essa palavra preto? Bom, vasculhando… temos alguns relatos em cartas escritas pelos portugueses no século XV, durante suas navegações e explorações pelo continente em que vivemos, a América! Nessas cartas, eles descreviam as pessoas de pele mais escura como pessoas pretas… porém, foi com os espanhóis que a palavra “negro” aparece com o sentido de “escravo” e a partir daí os portugueses também começaram a adotar a palavra “preto” e “negro” para todos os africanos que eles raptaram e escravizaram, ou seja, pense comigo: Você tem uma palavra que é usada para identificar uma cor a algo ou de alguma pessoa, mas aí vem outra pessoa e usa essa mesma palavra para identificar um grupo de pessoas que foram colocadas como inferior ao seu grupo… Olha que coisa louca! Que uma palavra pode ser usada para um sentido de inferiorizar alguém ou algum grupo.
            Bom, mas aí passados o período da escravidão e aqui no Brasil nós ainda fomos os últimos a libertar os escravos, então imagina você que foram 400 anos de escravidão no nosso país, que o período de libertação é recente, fomos libertos apenas em 1.888… então, não é difícil de acreditar que ainda hoje você tem que escutar a frase: Você é preto, então você é ladrão!
            Mas, com tudo isso foram surgindo pessoas que começaram a pensar sobre essa situação do negro no nosso país, elas se organizaram e fundaram movimentos, então hoje nós temos o Movimento Negro, por exemplo, que foi importantíssimo para garantir os direitos e as leis para a população negra, dentre elas a lei do racismo, a 7.716/89, que poderíamos colocar a frase: Você é preto! Você é ladrão, como exemplo, a pessoa que fala isso ela pode ser denunciada e punida pois está cometendo um crime que resulta da cor ou da raça de alguém.
            O Movimento Negro também garantiu a reserva de vagas nas universidades para pessoas que se autodeclaram negras (pretas ou pardas), para terem acesso a uma educação pública e de qualidade! Então, veja você a importância desse grupo e de outros que lutam para garantir os direitos de um determinado grupo da nossa sociedade que é excluído há muito tempo.
            Gostaria de poder escrever mais sobre esse assunto e discutí-lo com você! Espero que tenha feito sentido essa minha explicação e espero que você tenha oportunidades na vida que foram garantidas pela luta desses movimentos sociais!

                                                                                   Até Breve!!!

1 comentario:

  1. Caro escritor
    Muito ricas as suas reflexões sobre a importância do movimento negro nessa conquista de direitos, agora temos a missão de divulgar esses direitos e lutar pela igualdade nos nossos espaços educacionais.
    A luta continua.
    Abraços

    ResponderEliminar