martes, 11 de septiembre de 2018

O contrário de feminismo é ignorância..





Frase escolhida: “O contrário de feminismo é ignorância...”

Querida (o) estudante! Como vai?
Ao ter contato com todas as frases, a sua, me chamou a atenção para escrever sobre o assunto. Sou mulher e ultimamente tenho me dedicado a estudar e entender um pouco melhor sobre o movimento feminista e a luta das mulheres pela igualdade, e eu concordo com você: o contrário de feminismo é ignorância, mesmo!
Primeiro, é importante entender que mesmo reconhecendo a luta feminista, há muitas formas de “ser mulher” e mesmo buscando a igualdade, não somos todas iguais. Cada uma tem sua história, sua trajetória de vida, suas preferências, seu lugar de nascimento, e tudo isso nos torna seres humanos, e a chave para esse enigma não é reconhecermos todas e todos como iguais, mas respeitarmos as diferenças e aceitarmos a alteridade, reconhecendo a (o) outra (o) naquilo que a (o) torna única (o)! Mas, isso é um exercício diário, e muito difícil – mas não impossível!
Então, existem vários tipos de movimentos feministas porque as mulheres, mesmo todas lutando por direitos iguais, ainda têm algumas questões que as separam de outras, como por exemplo, o das as mulheres negras, das mulheres trans (“transfeminismo”), algumas que são mais liberais, outras mais radicais.
Por conta das variações e a multiplicidade dentro do feminismo, a gente usa o conceito de sororidade, (essa palavra ainda é nova e nem existe no dicionário) mas ela quer dizer respeito mútuo entre as mulheres, respeitando todas essas diferentes formas de ser mulher! Demais, né?
São muitas questões, mas é muito importante discutir tudo isso, se não caímos no poço da ignorância! Ignorância de não se abrir a discussão, de perpetuar o preconceito e a discriminação não permitindo o exercício dos direitos humanos. Enquanto isso precisamos estudar e nos empoderar para mostrar as pessoas que as diferenças foram construídas histórica e socialmente.

1 comentario:

  1. Caro escritor

    Quero aprender com você e entender mais sobre essas particularidades do movimento feminista. Será um prazer te escutar em outros momentos.
    Abraços

    ResponderEliminar